quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Manifestações - Guerras de Independência (Primeiro Reinado)

Massacre do Brigue Palhaço - Pará, 1823 -> Revolta ocorrida em Belém durante o processo emancipacionista brasileiro. Mercenários ingleses incarceraram no no porão de um navio aproximadamente 250 prisioneiros e cruelmente assassinaram a quase todos. Há controvérsias sobre o que teria provocado a morte dos prisioneiros. Contudo, citam-se cal, água envenenada, calor e falta de ar. Os confrontos entre os
mercenários e os revoltosos se deram em consequência dos constantes ataques aos comerciantes portugueses e ingleses que estavam na região.

Confederação do Equador – Pernambuco, 1824 -> Revolta de caráter separatista ocorrida no I Reinado contra o absolutismo, a monarquia e a centralização de poder promovidos pela Constituição de 1824. Destaca-se a liderança de Frei Caneca, morto após a repressão ao conflito.
Guerra da Cisplatina – Uruguai, 1825-1828 -> Revolta separatista que terminou com o desmembramento do território da Cisplatina anteriormente invadido e dominado por D. João VI. Demonstra, assim como os outros movimentos, a dificuldade da construção da unidade territorial brasileira.

5 comentários: