quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pesquisa em Grupo - Pág 21

• As motivações para emigrar do Brasil estão relacionadas, normalmente, às

dificuldades, no Brasil, de ascensão social e econômica, à miséria, aos salários baixos e ao desemprego.
• As exigências podem ser encontradas nos sites das embaixadas: depósitos
financeiros, emprego garantido e hereditariedade estão entre as exigências.
• Algumas regiões motivam a entrada de imigrantes para suprir carências
populacionais e de mão de obra, sobretudo a menos especializada.
• Há alguma semelhança entre os dois processos, principalmente porque os migrantes, nos dois períodos, buscam melhores condições de vida. Porém, no século XIX, a maioria dos europeus vinha substituir mão de obra escrava no Brasil e, atualmente, os brasileiros que emigram vão para a Europa, o Japão e os Estados Unidos ocupar postos de trabalho menos especializados, de remuneração mais baixa. A economia agrária escravocrata no século XIX estimulou o início da migração europeia para cá, mas é interessante notar que, no século XX, estes imigrantes também participam do processo de industrialização do Brasil.
• A crise econômica atual contribuiu para essa situação. A falta de emprego e as dificuldades financeiras geradas por ela foram decisivas para o retorno de brasileiros ao país.

Imigrantes em São Paulo - Pesquisa Pág 23

São Paulo uma metrópole com mais de dez milhões de habitantes, um número de imigrantes estimado em mais de 200.000, extensão territorial de 2.355,7 km² e um quadro de funcionários públicos municipais com mais de 100.000 pessoas.


Um grande cidade da diversidade étnica que muita gente no mundo ainda não conhece. Em tempos em que o respeito às diferenças e o diálogo entre os povos parece cada vez mais difícil, São Paulo tem uma longa experiência de integração e assimilação das mais diversas culturas. No início do século XIX, a cidade recebeu milhares de imigrantes europeus e orientais que vieram "fazer a América". Naquele tempo trouxeram mais do que costumes, idiomas, sobrenomes, comidas, utensílios, esportes e força de trabalho. As heranças deixadas por esses povos compõem aspectos vivos da cultura brasileira ainda hoje.

É uma cidade com uma diversificada vida cultural e sede de grandes universidades, hospitais, indústrias e empresas de comércio e serviços. Um dos maiores centros de gastronomia do mundo, com 13 mil restaurantes, onde a culinária de mais de 45 comunidades étnicas aqui assentadas, convive com uma cozinha de vanguarda mundial.


Se o Brasil , mundialmente está na moda, São Paulo está na dianteira para mostrar essa criatividade concentrada. Acolhe todos os anos milhares de imigrantes de diversas partes do mundo, atualmente um grande número de latino-americanos e africanos. São Paulo, uma cidade plural, diversa, que respeita e abriga todas as diferenças e contradições.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pesquisa Individual pág 22

AFRICANO - Afro-brasileiro, negro ou preto são os termos oficiais no Brasil que designam racialmente e de acordo com a cor as pessoas que se definem como pertencentes aesse grupo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística usa o nome preto como nome oficial para essa cor/raça, sendo ela uma das cinco definições oficiais usadas pelo povo brasileiro para se definir, junto com branco, pardo, amarelo e indígena. De acordo com o IBGE, os brasileiros que se definiam como pertencentes a esse grupo em 2009 somavam 13.252.000 pessoas, 6,9% da população.
De acordo com uma pesquisa do IBGE realizada em 2008 nos estados do Amazonas, da Paraíba, de São Paulo, do Rio Grande do Sul, do Mato Grosso e no Distrito Federal, apenas 11,8% dos entrevistados reconheceram ter ascendência africana, enquanto que 43,5% disseram ter ancestralidade europeia, 21,4% indígena e 31,3% disseram não saber a sua própria ancestralidade. Quando indagados a dizer de forma espontânea a sua cor ou raça, 49% dos entrevistados se disseram brancos, 21,7% morenos, 13,6% pardos, 7,8% negros, 1,5% amarelos, 1,4% pretos, 0,4% indígenas e 4,6% deram outras respostas. Porém, quando a opção "afrodescendente" foi apresentada, 21,5% dos entrevistados se identificaram como tal.Quando a opção "negro" também foi apresentada, 27,8% dos entrevistados se identificaram com ela. 

Portugueses imigração portuguesa no Brasil, ou emigração portuguesa para o Brasil, é omovimento populacional de Portugal para o Brasil. Os portugueses constituíram o segundo grupo que mais povoou o Brasil, atrás apenas dos negros africanos. Durante mais de três séculos de colonização, somada à imigração pós-independência, os portugueses deixaram profundas heranças para a cultura do Brasil e também para a etnicidade do povo brasileiro. Hoje, a maioria dos brasileiros têm alguma ancestralidade
Japoneses Como o Japão passou de consumidor a exportador de influência cultural.
Um guia para o rico mas intrincado meio dos mangás, animês e aos complexos traços da história e da cultura tradicional refletidos em formas de expressão da cultura popular contemporânea.